Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50926

Comparte esta pagina

Título : O que sinto: O jogo como ferramenta inclusiva educacional para crianças autistas inseridas nas escolas de educação infantil.
Autor : SILVA, Maria Karolina Machado Cabral Alves da
Palabras clave : Autismo; Design inclusivo; Educação; Jogo
Fecha de publicación : 10-may-2023
Citación : SILVA, Maria. O que sinto: O jogo como ferramenta inclusiva educacional para crianças autistas inseridas nas escolas de educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Este memorial de projeto apresenta uma pesquisa focada em Design Inclusivo, Autismo e Educação, e a solução projetual de um jogo que busque unir os três temas. Esses três principais focos se relacionam entre si e trazem a problemática da necessidade de inserir jogos inclusivos nas aulas da educação infantil nas escolas, para contemplar todos os alunos, principalmente aqueles com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com isso, o objetivo desse projeto é criar um jogo inclusivo para crianças com transtorno do espectro autista como ferramenta educacional das escolas de educação infantil. Ao longo deste trabalho foram feitas pesquisas sobre o autismo e os principais sintomas, as dificuldades de aprendizado enfrentadas por crianças com TEA, informações sobre tratamentos e como a educação inclusiva se insere nesses processos. Buscou-se relacionar a educação e o design inclusivo, e como o design pode contribuir para as intervenções educacionais de crianças com autismo, além de destacar a importância do uso de jogos e atividades lúdicas nas aulas. A partir dessas pesquisas, foi utilizada a metodologia projetual de design de Bruno Munari para a elaboração de um jogo inclusivo, que possa ser utilizado nas aulas da educação infantil, com crianças entre 4 e 6 anos de idade, típicas e atípicas, como ferramenta educacional. A criação do jogo foi pensada com base em análises de similares e pesquisas sobre a utilização de cores e outras características que sejam aliadas ao aprendizado e estímulo cognitivo de crianças atípicas, mas que não causem sobrecarga sensorial.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50926
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Karolina Machado Cabral Alves da Silva.pdf4,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons